Nossa escola

Nossa escola

Conhecendo o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron



O nome Instituto Municipal de Educação Aziz Maron, é uma homenagem ao Cidadão Itabunense Aziz Maron, pelos relevantes serviços prestados a educação de Itabuna. Inaugurado no dia 27 de julho de 1979, na gestão do Prefeito Fernando Gomes Oliveira.



O Imeam já ofereceu à Comunidade Itabunense desde a Educação Infantil até o Curso de Magistério, marco de sua existência, que por força da LDB 93/94 teve seu tempo concluído em 2002.



Hoje, no centenário de Itabuna, com apoio do Sr. Prefeito José Nilton Oliveira e do Secretário de Educação o Professor Gustavo Joaquim Lisboa, o Imeam tornou-se a 1ª e única Escola de Tempo Integral desta cidade onde os alunos entram às 7:00h e saem 16:00h. No turno matutino, os alunos estudam as disciplinas obrigatórias do Currículo Básico e no turno vespertino, são oferecidas as seguintes oficinas: Informática, Teatro, Xadrez, Violão, Música, Flauta Doce, Bateria, Xadrez Tradicional, Ginástica Rítmica, Dança Contemporânea, Futsal, Vôlei, Basquete, Letramento, Monitoria da Língua Portuguesa e da Matemática, Capoeira, Formação Pessoal, Cine Clube e Horta Escolar.



O Imeam dispõe ainda de uma infra-estrutura formada por: Biblioteca, Sala de Leitura, Sala de Vídeo, Laboratório de Aprendizagem e de Ciências, Sala de Recursos Multifuncional , Coordenação Pedagógica, Ginásio de Esporte com cobertura e apresenta uma Proposta Pedagógica voltada para um ensino de qualidade atendendo os alunos do CPA, CAD, EJA e da Educação Inclusiva.



Atualmente administrado pelos vice-diretores: Vânia Maria Menezes Borges, Fernandes Neto, Paulo Brito e pela diretora geral, professora Lídia Maria Bomfim Lima.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Projeto Horta Escolar

A educação tem como finalidade formar cidadãos conscientes, sendo assim, percebemos a importância de desenvolver um trabalho sobre educação ambiental, incentivando e despertando os alunos sobre a responsabilidade que nos é imposta na continuação local e mundial.
O projeto Horta Escolar tem como foco principal integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem, visando à importância dos benefícios das hortaliças assim como o retorno para a sua própria alimentação. Intensificando ações pedagógicas por permitir teorias e práticas em equipe explorando a multiplicidade das formas de aprender, exigindo uma reflexão diária por parte dos educadores e educandos envolvidos.
Responsáveis pelo projeto: Professora Anildes e Professora Valdinete.
Turmas Piloto: CAD II A e CAD III A

O terreno escolhido para fazer a horta.
Conversa das professoras Anildes e Valdinete
com as coordenadora Ana e Cecília
sobre a aproveitamento do espaço geográfico para a horta.

As responsáveis pelo projeto junto com uma funcionária da CEPLAC realizando a análise do terreno.


Os técnicos agrícolas da CEPLAC orientando as professoras.
Alunos atentos à palestra sobre o solo.
O professor José Carlos junto com os alunos ajudando a limpar e preparar o terreno para o plantio da horta.


Parceria ativa IMEAM e CEPLAC.
Alunos e um funcionário da CEPLAC organizando os canteiros.
Cuidando da terra!

Plantio de mudas de couve.

Experiência de plantas medicinais - com parceria da UNIME





Experiência (shampoo para piolho) com participação dos alunos.

“(...) o espaço pedagógico é um texto para ser constantemente lido, interpretado, escrito e reescrito. Neste sentido, quanto mais solidariedade exista entre o educador e educandos no trato deste espaço, tanto mais possibilidades de aprendizagem democrática se abrem na escola”. Paulo Freire.



3 comentários:

  1. Parabéns pelo bonito trabalho!


    Aqui em São Paulo, faço parte do Eco Estudanti, futuro Instituto Biguá.

    É muito bom fazer o trabalho com crianças e adolescentes. Tenho 58 anos, mas confesso que a cada dia aprendo mais co a mulecada.

    Boa sorte e que o trabalho de voçês seja sempre um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Conviver com eles é aprender mais a cada dia... Obrigada pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Alena!

    Venho aqui com muita satisfação lhe contar e a seu grupo que o Biguá já está oficializado, depois de muitos anos como movimento, já estamos no Facebook, como Instituto Biguá - Movimento Eco estudantil - IBECO
    Nosso grande desejo é continuar o trabalho junto a escolas e comunidade em geral.
    E os trabalhos ambientais aí em Itabuna? Como estão? Que Deus os abençõe!

    Maria Calixta( Instituto Biguá)

    ResponderExcluir